WIRELESS

Throughput



Throughput (ou taxa de transferência) é a quantidade de dados transferidos de um lugar a outro, ou a quantidade de dados processados em um determinado espaço de tempo, pode-se usar o termo throughput para referir-se a quantidade de dados transferidos em discos rígidos ou em uma rede, por exemplo; tendo como unidades básicas de medidas o Kbps, o Mbps e o Gbps. O throughput pode ser traduzido como ataxa de transferência efetiva de um sistema. A taxa de transferência efetiva de um determinado sistema (uma rede de roteadores por exemplo) pode ser menor que a taxa de entrada devido às perdas e atrasos no sistema.
Throughput é diferente da largura de banda nominal.
Por exemplo, podemos ter um link de 2Mbps mas tendo acesso a um conteúdo onde o roteamento dos seus dados passe por um link de 1Mbps. Neste caso, o throughput será considerado pelo menor.

[editar]
Qual a diferença entre largura de banda e throughput de uma rede?

A largura de banda representa a maior capacidade que pode ser obtida através da transferência.
O throughput representa a velocidade na qual a informação trafega nivelado pelo menor valor de transferência.


SIGLAS

SCM 
Serviço de comunicação multimídia).


SLA
(service level agreement )
O SLA é o tempo em que sua conexão ficará disponível sem interrupções, que pode variar. Quanto maior a disponibilidade maior o valor mensal.

CIR 
O CIR é a banda garantida, também quanto mais proxima do 100% mais cara é.

CCQ
Qualidade de conexão do cliente



Burst

Teoria

De ruptura é um recurso que permite satisfazer a exigência fila para largura de banda adicional, mesmo que taxa necessária é maior que a MIR ( max-limite ) para um período limitado de tempo.
BURST pode ocorrer somente se taxa média- da fila para a última  tempo segundo é menor que aexplosão de porta aberta . Estouro irá parar se taxa média- da fila para a última explosão tempo segundo é maior ou igual a explosão de porta aberta
Mecanismo de ruptura é simples - se estourar é permitido max-limit valor é substituído por estourar limite de valor.Quando estourou não é permitido max-limit valor permanece inalterado.

  1. Burst Limit- (número): máxima de upload / download taxa de dados que pode ser atingida enquanto o estouro é permitido
  2. estouro de tempo (TIME): período de tempo, em segundos, sobre o qual a taxa de dados média é calculada.(Este não é o momento de explosão real)
  3. explosão limiar (número): este é valor de explosão para ligar / desligar
  4. taxa média- (somente leitura): Cada parte 1 / 16 do tempo de explosão , o roteador calcula a taxa de dados média de cada classe nos últimos explosão tempo segundo
  5. real de taxa (somente leitura): taxa de transferência real de tráfego da fila

Exemplo

Valores: limite de at = 1M , max-limit = 2M , estourou limiar = 1500k , estourou-limit = 4M
Cliente tentará baixar dois 4MB (32Mb) blocos de dados, primeiro download começará em zero segundos, segundo download irá começar no segundo 17. Tráfego era não utilizados para a última hora.


Estouro de tempo = 16s


Como podemos ver, logo que cliente solicitou banda foi capaz de obter 4Mpbs de ruptura para 6 segundos. Isso é possível com maior rajada valores dados (a mais longa-burst-time = explosão limiar * estourou tempo / burst-limit) . Tão logo estourou esgota restante dos dados serão transferidos com 2Mbps. Este bloco forma de dados foi baixado em 9 segundos - sem estourar levaria 16 segundos. Explosão tem 7 segundos para recarregar antes próximo download será iniciado.
Note-se que de ruptura é ainda permitido quando o download começar e ele entra em ação só depois - no meio do download. Assim, com este exemplo que provou que explodiu pode acontecer no meio do download. Explosão foi a 4 segundos de duração e segundo bloco de 4 segundo foi baixado mais rápido, então sem estourar.
Taxa média é calculada a cada 1 / 16 do tempo de ruptura, portanto, neste caso 1s


ZONA DE FRESNEL



Zona de Fresnel:
D é a distancia entre o transmissor e o receptor; r é o raio da primeira zona de Fresnel (n=1) no ponto P.
P é d1 de distancia  do transmissor, e d2 de distancia do receptor.


Se desobstruída, as ondas de rádio viajam em linha reta a partir do transmissor para o receptor. Mas se há obstáculos perto do caminho, as ondas de rádio refletindo os objetos podem chegar fora de fase com os sinais que viajam diretamente e reduzir a potência do sinal recebido. Por outro lado, o reflexo pode aumentar a potência do sinal recebido se a reflexão e os sinais diretos chegam a fase.Às vezes, isso resulta na descoberta contra-intuitiva que a redução da altura de uma antena aumenta a relação sinal-ruído .

Fresnel providenciou um meio para calcular onde são as zonas, onde um obstáculo dado fará com que a maioria em fase ou na maior parte fora das reflexões de fase entre o transmissor e o receptor. Obstáculos na zona de Fresnel primeiro irá criar sinais de que será 0 a 90 graus fora de fase, na segunda zona que será de 90 a 270 graus fora de fase, na terceira zona, serão 270-450 graus fora de fase e assim por diante. Zonas pares têm o efeito de cancelamento de fase máxima e ímpar zonas numeradas pode realmente aumentar a potência do sinal. 


O conceito de Fresnel de apuramento da zona podem ser usados ​​para analisar a interferência por obstáculos perto do caminho de um feixe de rádio. A primeira zona deve ser mantida em grande parte livre de obstáculos para evitar a interferência com a recepção de rádio. No entanto, alguma obstrução das zonas de Fresnel pode muitas vezes ser tolerada, como uma regra de ouro a obstrução máxima permitida é de 40%, mas a obstrução recomendada é de 20% ou menos.

Para o estabelecimento de zonas de Fresnel, primeiro determine a Linha RF of Sight (RF LoS), que em termos simples é uma linha reta entre as antenas transmissoras e receptoras. Agora a zona em torno da LoS RF é dito ser a zona de Fresnel. 
A equação geral para calcular o raio da zona de Fresnel em qualquer ponto P entre os pontos finais do link é o seguinte:

onde,
F n = enésimo O raio da zona de Fresnel em metros
d 1 = A distância de P a partir de uma extremidade em metros
d 2 = A distância de P a partir da outra extremidade, em metros
λ = comprimento de onda do sinal transmitido em metros
O raio da seção transversal de cada zona de Fresnel é o mais elevado no centro de Los RF, diminuindo para um ponto na antena em cada extremidade. Para aplicações práticas, muitas vezes é útil saber o raio máximo da zona de Fresnel em primeiro lugar. Da fórmula acima, as seguintes fórmulas podem ser derivadas, usando d 1 = d 2 , D = d 1 + d 2 e  


.

Agora temos uma maneira fácil de calcular o raio da primeira zona de Fresnel (F 1 na equação acima), sabendo a distância entre as duas antenas ea freqüência do sinal transmitido.
Em SI :

onde
r = raio, em metros
D = distância total em quilômetros
f = freqüência transmitida em gigahertz.

onde
r = raio nos pés
D = distância total em milhas
f = freqüência transmitida em Gigahertz